sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

VIOLÊNCIA E RESPEITO HUMANO (2005).

     A agressividade pode manifestar-se para fora (heteroagressão) ou para dentro (auto-agressão).
     A agressividade sempre está relacionada com as atividades de pensamento, imaginação, de ação verbal e não-verbal.
     A agressividade pode manifestar-se pela ironia, pela omissão de ajuda, não se caracteriza exclusivamente pela humilhação, constrangimento ou destruição do outro.
     A violência é o uso desejado da agressividade, com fins destrutivos. Esse desejo pode ser:
     * Voluntário (intencional), racional (premiditado e com objeto ¨adequado¨ da agressividade) e consciente, ou
     * Involuntário, irracional (a violência destina-se a um objeto substituto, por exemplo, por ódio ao chefe, o pai bate no filho) e inconsciente.
     A manifestação da violência se dá quando ocorrem condições subumanas de existência.
     Podemos entender como violência aquela situação em que se é submetido a coerção e desprazer absolutamente desnecessários ao crescimento, desenvolvimento e manutenção de seu bem-estar, enquanto ser psíquico, segundo Jurandir F. Costa em Violência e Psicanálise.
     Quando não respeitamos o homem como um ser humanístico deixamos de vê-lo com respeito e com valores e esta violência acaba por contaminar todo o tecido social levando a degradação dos valores conquistados históricamente, rompendo o pacto social.
     Ao romper o pacto social exibimos uma força que visa quebrar a resistência pelo terror. E então a não-violência e a negação deixam de ter valor pela busca de poder através da brutalidade e da coerção animalesca. Nossa virtude torna-se uma força violenta. Com o uso da força submete-se o indivíduo contra a sua vontade - este é o exercício da força praticado contra o direito.
    O quê é  o respeito humano?
    Respeito humano é ser capaz de agir livremente das impressões que nos atormentam e que levam as perturbações pessoais e sociais, é ser capaz de agir por um sentimento causado pela lei, é ter a lei por objeto. Esse sentimento é o repeito. E o humano é o homem e a mulher. Respeito humano é usar a lei em favor do homem e da mulher sem pautar-se em impressões. Só assim teremos uma sociedade mais justa e civilizada.


Osny Mattanó Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário