OSNY MATTANÓ
JÚNIOR
MEU AMIGO
BICHO-PAPÃO
12/04/2014
CAP. 1
Karl Abraham
(3.5.1877-8.12.1925)
neurologista e psicólogo alemão que por meio de sua vivência com Bleuler e Jung buscou conhecer a teoria de Freud e o próprio Freud tornando-se o primeiro psicanalista da Alemanha. Em 1910 fundou a Sociedade Psicanalítica de Berlim. Seus trabalhos e estudos sobre os estados maníaco-depressivos e sobre os níveis pré-genitais da libido são clássicos da literatura psicanalítica. Escreveu também sobre a sexualidade infantil influenciando muito a análise infantil de Melanie Klein, Anna Freud e outros... escreveu meu amigo Bicho-papão para seu Doutor, havia uma criança com problemas no desenvolvimento e na psicossexualidade que comentava seu caso para sua mãe em casa mas que não sabia fugir do Bicho-papão que era justamente, a coisa que criava a confusão mental, meu amigo Bicho-papão, meu amigo Bicho-papão se chamava Karl.
neurologista e psicólogo alemão que por meio de sua vivência com Bleuler e Jung buscou conhecer a teoria de Freud e o próprio Freud tornando-se o primeiro psicanalista da Alemanha. Em 1910 fundou a Sociedade Psicanalítica de Berlim. Seus trabalhos e estudos sobre os estados maníaco-depressivos e sobre os níveis pré-genitais da libido são clássicos da literatura psicanalítica. Escreveu também sobre a sexualidade infantil influenciando muito a análise infantil de Melanie Klein, Anna Freud e outros... escreveu meu amigo Bicho-papão para seu Doutor, havia uma criança com problemas no desenvolvimento e na psicossexualidade que comentava seu caso para sua mãe em casa mas que não sabia fugir do Bicho-papão que era justamente, a coisa que criava a confusão mental, meu amigo Bicho-papão, meu amigo Bicho-papão se chamava Karl.
CAP. 2
Alfred
Adler
foi psicólogo e médico psiquiatra. A partir de 1912 esforçou-se para os estudos antropológicos, sociais e psicológicos do adulto. Foi discípulo de Freud, de quem se separou em 1910, modificando os estudos psicanalíticos com a luta pela conquista de uma posição de superioridade, que frequentemente está vinculada a posição social... meu amigo Bicho-papão não desistiu de perseguir e de assustar perturbando a vida social, meus amigos e minhas amigas comentavam seus problemas sociais como a perseguição, a violência e a discriminação social causada pela ansiedade e angústia, pelo medo do Bicho-papão na vida cotidiana, no trabalho e em casa na família, o Bicho-papão nos assusta com sua luta pela superioridade, o Bicho-papão ainda é a confusão e o esforço sem rumo e nem direção, sem um fim definido, obra do Bicho-papão que agora tinha o nome de Alfred.
foi psicólogo e médico psiquiatra. A partir de 1912 esforçou-se para os estudos antropológicos, sociais e psicológicos do adulto. Foi discípulo de Freud, de quem se separou em 1910, modificando os estudos psicanalíticos com a luta pela conquista de uma posição de superioridade, que frequentemente está vinculada a posição social... meu amigo Bicho-papão não desistiu de perseguir e de assustar perturbando a vida social, meus amigos e minhas amigas comentavam seus problemas sociais como a perseguição, a violência e a discriminação social causada pela ansiedade e angústia, pelo medo do Bicho-papão na vida cotidiana, no trabalho e em casa na família, o Bicho-papão nos assusta com sua luta pela superioridade, o Bicho-papão ainda é a confusão e o esforço sem rumo e nem direção, sem um fim definido, obra do Bicho-papão que agora tinha o nome de Alfred.
CAP. 3
Floyd H. Allport
professor de Psicologia Social da Universidade de Syracuse nos EUA. Estudou muito o comportamento social de acordo com a capacidade individual. Divergiu dos Gestaltistas dizendo que não há qualquer prova objetiva de que um todo seja outra coisa senão suas partes, sempre que estas partes sejam tomadas como algo que existe e opera conjuntamente. Um todo seja algo mais, ou uma coisa distinta, deve ser uma inferência... meu amigo Bicho-papão não era outra coisa senão a soma das partes, mas ainda do outro lado da rua havia um homem pobre muito doente que não tinha mais partes algumas, sua vida se fragmentou e se dividiu totalmente, ele era um andarilho mas que existe e opera conjuntamente com o todo, este, o social e a humanidade, meu amigo Bicho-papão era o social e a humanidade, ou seja, o todo, o andarilho mexia com as pessoas e assim botava-lhes medo, o todo assusta e põe medo, até mesmo pânico e desespero se formos muito severos conosco e com o todo, meu amigo Bicho-papão se chamava Floyd.
professor de Psicologia Social da Universidade de Syracuse nos EUA. Estudou muito o comportamento social de acordo com a capacidade individual. Divergiu dos Gestaltistas dizendo que não há qualquer prova objetiva de que um todo seja outra coisa senão suas partes, sempre que estas partes sejam tomadas como algo que existe e opera conjuntamente. Um todo seja algo mais, ou uma coisa distinta, deve ser uma inferência... meu amigo Bicho-papão não era outra coisa senão a soma das partes, mas ainda do outro lado da rua havia um homem pobre muito doente que não tinha mais partes algumas, sua vida se fragmentou e se dividiu totalmente, ele era um andarilho mas que existe e opera conjuntamente com o todo, este, o social e a humanidade, meu amigo Bicho-papão era o social e a humanidade, ou seja, o todo, o andarilho mexia com as pessoas e assim botava-lhes medo, o todo assusta e põe medo, até mesmo pânico e desespero se formos muito severos conosco e com o todo, meu amigo Bicho-papão se chamava Floyd.
CAP. 4
Gordon W. Allport
(1897-1967)
psicólogo americano, ficou mundialmente conhecido ao propor uma
teoria da personalidade que enfatiza o individual ao mesmo tempo em que utiliza
a abordagem do traço para possibilitar uma ciência quantitativa da
personalidade... meu amigo Bicho-papão convivia comigo na solidão, triste e sem
direção, meu amigo Bicho-papão me deixava na depressão, minha personalidade se
embebedava a toa mergulhando no fundo da depressão, meu amigo Bicho-papão se
chamava Gordon.
CAP. 5
Wladimir Bechterew
professor de Psiquiatria e Neurologia da Universidade de S. Petersburgo
até 1917, dedicou-se inicialmente ao estudo do Sistema Nervoso Central e da
medula espinhal. Acreditava que o futuro da Psicologia dependia da observação
objetiva e exterior. A sua idéia era criar um sistema novo voltado para os
dados físicos e fisiológicos, excluindo os mentalistas, subjetivos e
introspectivos. Juntamente com Pavlov descobriu os reflexos condicionados que
preferia chamar de reflexos associados. A área de experiências de Bechterew de
condicionamento foi muito mais vasta do que as de Pavlov no que se refere ao
desenvolvimento do condicionamento... meu amigo Bicho-papão estava preocupado
com o que eu faço com os estímulos auditivos e a minha percepção, meu amigo Bicho-papão
é um mentalista, subjetivista e introspectivista, estes comportamentos não são
iguais ao mundo objetivo e exterior, nem como estímulo(s) e nem como eventos
fisiológicos ou psicológicos e sociais, meu amigo Bicho-papão sou eu mesmo, é
minha mente, é minha capacidade de distorção e de compreensão, de transformação
do mundo concreto físico para o mundo abstrato mental, meu amigo Bicho-papão é
incompreensível mesmo que tenha ¨solução¨, meu amigo Bicho-papão se chama
Wladimir.
CAP. 6
Eric Berne (1911-1970)
psicanalista canadense, morou nos EUA a partir de 1936. Criou a teoria
da análise transacional, onde o nosso comportamento obedece a um roteiro ou
argumento pré-consciente de vida, desenvolvido nos primórdios da infância sob a
influência dos pais. Esse argumento é composto de mensagens não-verbais que se
fixam na criança e que, por seu caráter proibitivo, fazem-na perder parte de
sua potencialidade ao longo dos anos. Há 3 componentes estruturais da
personalidade: o pai, onde se gravam
elementos da própria cultura e suas regras de natureza social e cultural;
o adulto, sede da capacidade de avaliação da realidade, das decisões lógicas e
dos julgamentos objetivos; e a criança, reduto da criatividade e da
sexualidade, das intuições, cognições e emoções. Estas estruturas podem atuar
de modo saudável ou patológico. No processo terapêutico estabelece-se o contrato
que pela terapia haverá a mudança com vistas à realização de objetivos
nitidamente formulados e mutuamente aceitos, entre cliente e terapeuta... meu amigo
Bicho-papão sofria de esquizofrenia catatônica e havia duas crianças que
brincavam na Escola com bolas de futebol, estas lutavam contra a autoridade dos
professores da Escola que lhes impunham trajes vergonhosos, a esquizofrenia era
catatônica e por isso nada puderam fazer pois ninguém saia do lugar, meu amigo
Bicho-papão era mais um no mundo dos enfermos tentando ser curado, mas não há
cura para o Bicho-papão, seu nome era Eric.
CAP. 7
Alfred Binet
foi o primeiro investigador a encontrar resultados satisfatórios na
avaliação do nível mental. Binet, foi, inquestionavelmente, o inaugurador de
uma nova etapa científica e experimentalista, com características originais. Fez
funcionar o laboratório de Sorbonne. Com a colaboração do Dr. Thomas Simon,
publicou em 1905 a primeira Escala de Medição Individual de Inteligência (Teste
Binet-Simon). Foi o criador do conceito ¨Idade Mental¨... eu estava lendo com
meu amigo Bicho-papão até que vieram os homens mais inteligentes da face da
Terra e o provocaram com perguntas até então sem respostas, Bicho-papão se
voltou contra formulário de respostas
que avaliara sua Idade Mental e deu respostas que não existiam, e agora? O que
discernir sobre meu amigo Bicho-papão? Ele era um gênio descobridor ou era um
desprovido de inteligência e que nada entendia de coisa qualquer? Meu amigo
Bicho-papão se chamava Alfred.
CAP. 8
Wilfred Ruprecht Bion
(1897-1979)
Psicanalista britânico, kleiniano heterodoxo que contribuiu com suas
investigações muito para a recuperação de psicóticos. Aplicou técnicas da análise
clássica com sua vertente kleiniana à terapia de grupo (método Tavistock) e foi
um estudioso dos processos do pensamento... se encontrou andando nas ruas a
criança com o seu amigo Bicho-papão que a perseguia constantemente lhe fazendo
perguntas com as mesmas respostas e a ter que ouvir vozes que jamais havia
ouvido antes, meu amigo Bicho-papão era eu mesmo e se chamava Wilfred.
CAP. 9
Raymond B. Cattell
Psicólogo inglês
naturalizado americano. Cattell é um dos expoentes da perspectiva segundo o qual
os métodos estatísticos multivariados devem ser utilizados devem ser usados
para identificar as dimensões importantes da personalidade, para que sejam
criados testes para avalia-las... havia um Psicólogo avaliando uma criança, um
aluno bastante criativo e inteligente porém com problemas sensoriais,
perceptivos, afetivos e sociais que
acabaram prejudicando sua vida cognitiva ou criativa e intelectual, mas não
havia como detectar esse novo problema por não haver testes psicológicos para
esse problema, meu amigo Bicho-papão era esse problema e se chamava Raymond.
CAP. 10
John Dewey (1859-1952)
Filósofo,
educador e psicólogo norte-americano. Dewey foi um dos fundadores do Movimento
Funcionalista em Psicologia, dominante nas décadas de 1920 e 1930. A sua
concepção funcionalista foi fruto da filosofia instrumentista, a qual
sustentava que as idéias são planos de ação que surgem em resposta a um
problema e cumprem sua finalidade resolvendo o problema. Atacou o molecularismo
e o reducionismo na psicologia e na fisiologia, defendeu uma Psicologia de Atos
ou Funções... suas idéias não te levam a lugar algum atacou a criança problemática
com seu problema diante do seu amigo Bicho-papão que a assustava com a solução
de seus conflitos infantis através do crescimento, amadurecimento e
desenvolvimento psicológico e orgânico, as idéias só trazem problemas para o
meu amigo Bicho-papão que se chamava John.
CAP. 11
Hermann Ebbinghaus
Foi Professor em Breslau
e Halle. Foi co-fundador da Psicologia Experimental. Criou um teste de memória
e recordação que daria origem a diversos modelos de testes de complementação
verbal e não-verbal... continuou sem se lembrar de sue passado e sem ter como
projetar um futuro por não ter uma
história ou passado e memórias que pudesse se recordar pensou o homem em crise
diante de uma criança que era o seu bicho-papão que se chamava Hermann.
CAP. 12
Sandor Ferenczi (1873-1933)
Neurologista húngaro e um
dos pioneiros da Psicanálise. Foi discípulo de Freud a partir de 1908.
Colaborou na fundação da Sociedade Internacional de Psicanálise (1910) e foi um
dos colaboradores e interlocutores privilegiados de Freud. Salientou a
importância da investigação dos traumas na primeira infância e, nesse sentido,
acompanhou os esforços neufredianos (Melanie Klein foi sua analisanda) para
transcender as fronteiras da ortodoxia freudiana, não contrapondo-se aos
princípios de Freud. Ferenczi estudou as fantasias intra-uterinas e uma teoria
da genitalidade cujo objetivo era retornar ao seio materno... o velho homem
cansado de tanto andar parou para descansar e escutou um outro homem
acompanhado de uma mulher que lhe dizia que ela era seu bicho-papão e se
chamava Sandor.
CAP. 13
Anna Freud (1895-1982)
Filha de Sigmund Freud,
deu continuidade aos métodos de seu pai, que se lhe referia como a melhor intérprete
de sua obra. Exerceu influência decisiva na transferência do objeto de
investigação psicanalítica do id e do superego para o ego, com os estudos sobre os mecanismos de defesa
que elaborou com grande clareza e precisão. Aproximou-se da Escola de Londres
com um interesse comum na aplicação da
psicanálise à terapia infantil. Fundou a
Clínica de Terapia Infantil de Hampsted, em Londres, da qual foi diretora até
falecer... as crianças brincavam mas não conseguiam dizer as palavras no idioma
do seu país, nada era normal e a vida estava mudando muito até que apareceu o
seu amigo bicho-papão que engoliu a revolução que se chamava Anna.
CAP. 14
Sigmund Freud (1856-1939)
Médico neurologista,
fundador da Psicanálise. Fez Curso de Medicina na Universidade de Viena
formando-se em 1881. Durante sua carreira numa clínica privada avançou sua
atenção para os problemas que viriam a
inspirar o criação do método psicanalítico com Josef Breuer. Em 1900
publicou a Interpretação dos Sonhos que
marcou definitivamente o início da ¨revolução freudiana¨. A partir de 1901
começa a se reunir com Freud um grupo de homens atraídos por suas idéias e
dispostos a trabalhar por seus métodos. Em 1908 suas reuniões ficaram
conhecidas como Sociedade Psicanalítica de Viena. Também em 1908 em Salzburgo
se realizou o 1º Congresso Psicanalítico Internacional donde pessoas de outros
países se associaram a Freud. Embora a Psicanálise fosse marcada por
importantes cisões e dissenções, o pensamento de Freud deixou sua marca e
influência em todos os setores científicos e ideológicos deste século, mesmo
nos que se lhe opõem mais vigorosamente... diziam os homens para suas esposas ¨libertem-se
dos seus pensamentos fantasmas¨ mas elas ainda viviam como se estivessem com
seus filhos e filhas numa casa abandonada chorando e arrependidas por causa do
frio intenso, o frio atraia ¨pensamentos fantasmas¨ e pessoa alguma conseguia
compreender como e nem o porquê desse fenômeno! Até que apareceu o bicho-papão
saindo dos fundos da casa abandonada, ele se chamava Sigmund.
CAP. 15
Erich Fromm (1900-1980)
Psicólogo e sociólogo
alemão. Estudou nas universidades de Munique, Frankfurt e Heidelberg obtendo
diploma de doutor em
Filosofia. A instrução psicanalítica de Fromm teve lugar no
Instituto Psicanalítico de Berlim. Com o nazismo migrou para os EUA (1933). Em
1951 mudou-se para o México de cuja Universidade Nacional foi professor e diretor do Instituto Psicanalítico Mexicano.
A premissa básica de que um indivíduo procura escapar à liberdade e retornar a
uma existência mais segura ganhou notoriedade pública em seu livro O Medo à
Liberdade (1941). Escreveu também sobre o autoritarismo e o humanismo como
formas de segurança... o jovem sentia-se inseguro diante de seus colegas no
trabalho sobretudo quando lhe sobrecarregavam a vida mental, moral, física e
sexual fazendo-o sentir-se inseguro e perturbado, totalmente transtornado a
ponto de perder o auto-controle e começar a ficar doente e entrar num processo
que o tornaria incapaz por toda a sua vida, o jovem era o próprio bicho-papão e
se chamava Erich.
CAP. 16
Francis Galton (1822-1911)
Cientista inglês de
extrema versatilidade e inventividade, fundador do movimento eugênico e um dos
precursores da psicometria. Estabeleceu as bases para o estudo da influência
dos fatores hereditários sobre a inteligência humana. Também aplicou a técnica
estatística às pesquisas sobre o caráter. Galton foi um dos gênios mais
originais na metade do século XIX... as crianças eram gêmeas mas nem tudo era
igual para todos os casais de gêmeos, sobretudo quanto aos gênios, sobre o
gênio hereditário Galton estudou a hereditariedade e as capacidades mentais,
estabeleceu medidas das características mentais e sua distribuição na
população, a fim de apurar se eram ou
não herdadas... as crianças encontraram-se com seu alvorecer e começaram a se entender, seu passado e seu
presente e futuro, suas histórias, suas vidas, suas características, igualdades
e diferenças, e assim conheceram o bicho-papão que se chamava Francis.
CAP. 17
Edwin R. Guthrie
(1896-1959)
Psicólogo americano.
Estudou na Universidade de Nebraska, doutorou-se na Universidade da Pensilvânia
em 1912 e permaneceu na Universidade de Washington a maior parte de sua
carreira de professor. Durante a II Guerra Mundial, foi consultor-chefe do
Serviço de Inteligência Militar. Depois disto propôs uma teoria do
comportamento baseada numa única lei: sempre que ocorre uma resposta, ela está
vinculada para sempre a cada um dos elementos do estímulo presentes no momento
em que a resposta é dada. Também demonstrou como essa formulação podia ser
aplicada na análise de fenômenos sociais e da personalidade, e usada na
psicologia da educação... os homens e as mulheres dançavam a música mas não a
escutavam de fato só pensavam em sexo, fantasias e masturbação, a música estava
possuída de estímulos encobertos ou pressupostos e autoclíticos em forma de
regras que levavam todos a loucura e a crise pessoal, familiar e social, os
homens e as mulheres escutavam ¨vozes¨ de fato que não haviam sido ditas e nem
pensadas naquele exato momento, a história de vida e a vida intrapessoal
estavam em conflito e em confusão gerando o bicho-papão que se chamava Edwin.
CAP. 18
Hermann
Helmholtz
Médico, psicólogo e
psiquiatra. Professor em Königsgerg, Bonn, Heidelberg e em Berlim. A partir de
1888, presidiu o Instituto Nacional Politécnico de Berlim. Discípulo de Johann
Müller, com que colaborou na formação da Lei da Energia Sensorial Específica.
Efetuou importantes pesquisas sobre a velocidade de transmissão dos impulsos
nervosos. Autor de novas teorias sobre a visão e a audição (teoria da
ressonância, etc.), desenvolveu novas bases para o estudo dos fenômenos
psicofísicos. Suas teses psicológicas sobre a percepção das cores foram
especialmente discutidas... mas as pessoas continuavam observando coisas que
não se vêem com olhos e coisas que não se escutam com os ouvidos, eram
percepções ou invasões se perguntavam aqueles que se questionavam e lutavam uns
contra os outros violentamente em Guerras dos Olhos e dos Ouvidos contra
Percepções e Invasões, os Profissionais da Saúde se preocupavam com a saúde e
os do Direito com os direitos, e os políticos com a política, mas o bicho-papão
se ocupava de tudo e ele se perguntava se isto era justo, seu nome era Hermann.
CAP. 19
Karen Horney (1885-1952)
Psicanalista alemã
naturalizada americana. Exerceu cargos no Instituto Psicanalítico de Berlim e
no Instituto Psicanalítico de Chicago, lecionou em Nova Iorque. Foi
diretora do Instituto Americano de Psicanálise.
Horney rejeitou a ênfase extrema
de Freud sobre a sexualidade e destacou o sentimento de insegurança da
criança e a sua busca de segurança através de padrões de comportamento modal
que levam a conflitos íntimos e um estilo neurótico de vida. Horney
assemelha-se a Adler... ¨mas ninguém me ajuda!¨ gritou o mendigo faminto e sujo
andando de casa em casa pedindo por um prato de comida, até que apareceu o seu
amigo o bicho-papão e o ajudou, ele se chama Karen.
CAP. 20
Clark L. Hull (1884-1952)
Estdou na Universidade de
Michigan e depois na do Wisconsin, onde se formou em 1918. Seus primeiros interesses intelectuais
foram variados. Escreveu sobre a formação de conceitos e sobre a influência do
fumo sobre os processos psicológicos. Seu Hypnosis and Suggestibility de 1933 é
um clássico nesse campo. Depois seus interesses se voltaram para a teoria da
aprendizagem. Hull foi uma das figuras destacadas do Neobehaviorismo... a todo
instante o jovem doente colocava as mãos no fogo por não ter tido como ter
discernimento e condições de fazer uma escolha psicológica saudável em função
da violência da qual ele seria a maior vítima por longos anos, era tudo em
função da hipnose que jamais deveria ter acontecido, esse jovem foi ferido e
violentado para que fosse apagado do mapa com sua família por culpa de insanos
que brincam com os direitos, deveres, obrigações e privilégios dos doentes e de
seus familiares que hoje passam todos pelos mesmos apuros e perigos em
decorrência também destes crimes que se juntam a muitos outros crimes contra
essa família, esse jovem era o bicho-papão e se chamava Hull.
CAP. 21
William
James
Filósofo e psicólogo
norte-americano. Professor de Harvard. Fundador do Pragmatismo. Coube a James
dar a Psicologia um enfoque biológico-utilitário e formular a pergunta ¨por
quê?¨ Era um não reducionista por excelência, contrario à tendência de quase todos os psicólogos contemporâneos
para uma interpretação monista do organismo e comportamento humanos. Empirista
radical, reconhecia a multiplicidade e diversidade do universo, não aceitando
qualquer forma de reconciliação da diversidade empiricamente percebida. A vida
é um processo de adaptação. Tudo o que fazemos é no sentido de melhor adaptação. A consciência
representa as experiências ou fenômenos da vida mental, e o organismo, e em
particular, o sistema nervoso, representa as condições da vida mental... noite
após noite o jovem ficava mais cansado e perdia mais horas de sono com idéias
ou melhor, fenômenos que seriam reconhecidos como delírios e alucinações,
alterações do pensamento, depressão, pânico e esquizofrenia que lhe roubariam a liberdade e a
independência e colocá-lo-iam num enfrentamento constante da própria vida e do
significado, sentido e conceito da vida livrando-o da morte, esse jovem se
chamava James.
CAP. 22
Professor de Psicologia
no Collège de France (1898). Destacou-se em suas pesquisas sobre os fenômenos
da inteligência e psicogenéticos. O seu
conceito central, nos estudos sobre a personalidade, era o de integração. A
histeria era ¨um sintoma de insuficiente integração¨... o jovem com seus
impulsos inaceitáveis, reprimidos no inconsciente, todos sofrendo conversão em
sintomas somáticos, sem qualquer lesão aparente do sistema neuromotor e
acompanhadas de instabilidade emocional ou dissociação, esse jovem era Janet.
CAP. 23
Psiquiatra e Psicanalista
britânico. Um dos primeiros adeptos de Freud, de quem foi biógrafo. Prestou
importantes contribuições para a teoria e prática psicanalíticas... o velho não
se lembrava mais de sua história e sempre voltava para as primeiras páginas dos
livros mais antigos de sua biblioteca, mas nada compreendia por causa da
demência, apenas ouvia vozes que lhe tratavam com demência e loucura, esse
velho se chamava Jones.
CAP. 24
Carl Gustav Jung
Médico e psicoterapeuta suíço. Fundador da Psicologia Analítica. Estudou com Janet em Paris e em fevereiro de 1907 tornou-se membro do círculo de Freud com quem manteve estreitas relações por 6 anos. Após uma série de divergências em torno dos conceitos de Freud de libido e inconsciente Jung rompeu com Freud em 1913. Jung fundou então sua própria escola de Psicologia Analítica... o menino ainda bastante fraco por ter levado uma surra dos outros meninos depois de ter sido agredido psicologicamente e moralmente saiu correndo em direção ao bar da esquina para pedir socorro mas não encontrou pessoa alguma que quisesse ajudá-lo e então ele desmaiou, esse menino se chama Jung.
CAP. 25
Melanie
Klein
Psicanalista
de crianças que aceitou as teorias de Freud e sublinhou os impulsos agressivos
e a formação da personalidade durante o primeiro ano de vida da criança... a
criança era bastante chata e birrenta, chorava o tempo e inteiro e era bastante
agitada, falava em tom alto e tinha 11 meses de vida, seu nome era Klein.
CAP. 26
Kurt Koffka
Um dos pioneiros da Psicologia da Gestalt. Durante a 1ª
Guerra Mundial ele cuidava de pacientes neurológicos em Giessen; depois
mudou-se para os EUA onde foi professor em Cornell e Wisconsin e em 1927
faleceu, na época ocupava um cargo no Colégio Smith... os doentes tinham
espasmos o tempo todo, sofriam de epilepsia e de problemas neuro-motores,
tinham problemas com os pensamentos por causa da morte acidental em que se
envolveram e perderam ele, o Koffka.
CAP. 27
Wolgang
Köhler
Um dos
pioneiros da Psicologia da Gestalt. Permaneceu em Tenerife entre 1913-1919 nas
Ilhas Canárias após ser surpreendido pela 1ª Guerra Mundial, então estudou a
inteligência dos macacos e desenvolveu o conceito de aprendizagem por introvisão ou insight learning... as crianças brincavam perto dos macacos e
os macacos lhes roubavam tudo sobretudo o alimento e os brinquedos, as crianças
começaram a rir e a ficar com medo, uma delas bateu num macaco que a atacou e a
fez sangrar, ela se chamava Köhler.
CAP. 28
Emil Kraepelin
Professor de Psiquiatria em Munique. Dividiu as psicoses em
demência precoce (esquizofrenia) e loucura maníaco-depressiva. Foi discípulo de
Wundt. Estudou os processos de trabalho e suas influências psicofísicas
(cansaço, álcool, medicamentos em relação com o trabalho). É considerado é
fundador da Farmopsicologia... o menino continuava sendo escravizado e ingerindo
medicamentos, ele trabalhava ilegalmente e sob regime de escravidão, ele estava
bastante fraco e cansado, abatido e triste, não tinha amigos e nem tempo para
brincar e nem para estudar e se desenvolver como ser humano com dignidade e
respeito como aos filhos daqueles que o mantinham sob este regime de
escravidão, esse menino se chamava Emil.
CAP. 29
CAP. FINAL
Osny Mattanó Júnior
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